Eduardo Ariel

Gestor - Designer -  Publicitário - Ilustrador - Educador - Professor
festa.png

Figura 1: Eu, minha esposa e nossos filhos.

Gestor criativo, publicitário e designer com mais de 15 anos de experiência atuando no mercado educacional com background em comunicação digital, usabilidade, design de interação, arquitetura de informação e métodos ágeis.

 

Foi responsável por soluções inovadoras e sistematização da estrutura regulatória em instituições de ensino superior e técnico. Além disso, projetou sites do Governo Estadual de 2000 até 2002. Jurado do prêmio Jabuti em 2021. Como ilustrador desenhou para livros, revistas e meio digital.

 

O perfil profissional apresenta um drive para gestão orientada pelo Design Thinking, Economia Criativa e cultura colaborativa, formando diferenciais genuínos, ambientes criativos e equipes vencedoras.

Como pessoa acredita na democracia, na cultura, na educação e na arte como meios para transformação social.

rio.png

Figura 2: Na Rio 2016 - Pedro Ariel (filho), Marcos Ariel (filho), Eduardo Ariel, Flavia Teixeira (irmã), Flavia Teixeira (esposa) e Maria Helena (mãe)

Bio

Possui Graduação em Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1999), Pós-Graduado em Design de Interface pela Unicarioca (2002), Mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e Doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Pós-Doutorado em Ciência da Informação pelo IBICT.

 

É membro da The Interaction Design Foundation, desde 2002, Nº da credencial 78775. Em junho de 2021, apresentou artigos no Congresso Cumulus Design Culture(s) - Rome 2021. Publicou seu site pessoal na URL "https://www.eariel.net".

 

Foi coordenador da graduação tecnológica em Design Gráfico na FACHA. Na ESPM foi, professor titular, pesquisador (40H) e diretor acadêmico. Na mesma IES também lecionou no Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa, foi membro do laboratório de pesquisa LAB 3i e liderou o observatório de experiência digital InterAção. Supervisionou o trabalho dos coordenadores de graduação e do mestrado, bem como o núcleo de pesquisa. Respondeu pelos núcleos acadêmicos Híbrida, Origem, Vogal e Ding. Também foi coordenador geral na Faculdade Senac-Rio e professor naquela IES.

 

Na PUC-Rio coordenou e lecionou na Pós em Ergodesign de Interfaces, sendo uma especialização muito importante para o mercado. Na UniverCidade (antiga Faculdade da Cidade) lecionou na Graduação de Desenho Industrial e criou o curso de Pós em WebDesign. No mesmo período, dentre algumas experiências internacionais esteve lecionando na Faculdade Técnica de Lisboa e apresentando artigos no congresso APERGO na Ilha da Madeira.

 

No âmbito nacional ministrou disciplinas em cursos de Pós na Universidade Federal do Amazonas - UFAM e na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF.

 

Como criativo e designer já teve dois escritórios criativos, trabalhou na Faperj, no Governo do Estado, na Rede Rio de Computadores e na Trend Informática Educacional com projetos digitais. O trabalho com mídia interativa teve início em 1998.

 

Desde 2012 pesquisa o conceito de Design de Interação e seus desdobramentos para às áreas do Design, da Comunicação e do Marketing. Também tem investigado relações contemporâneas entre usuários, informação e tecnologia. Em adição, atualmente congrega toda essa temática dentro do conceito de Marcas e Cidades Criativas.

 

Tem experiência na área de Desenho Industrial e Direção de Arte, com ênfase em Comunicação Digital, Design de Interfaces e Interação Humano-Computador.

Links relacionados

Posts relacionados

Ilustrações

Fênix
Fênix

Ilustração para a capa do livro Museu de Interfaces.

press to zoom
Capas do livro
Capas do livro

Livro Museu de Interfaces.

press to zoom
Conjunto de bandeiras
Conjunto de bandeiras

Bandeira feita para o aniversário de Pedro Ariel.

press to zoom
Conjunto de bandeiras
Conjunto de bandeiras

Bandeira feita para o aniversário de Pedro Ariel.

press to zoom
Conjunto de bandeiras
Conjunto de bandeiras

Bandeira feita para o aniversário de Pedro Ariel.

press to zoom
Galeria de fotos
Casamento
Casamento

Toda família reunida.

press to zoom
Casamento
Casamento

Família reunida no casamento de Eduardo Ariel e Flavia.

press to zoom
Turma do 127
Turma do 127

Amigos reunidos no casamento de Eduardo Ariel e Flavia.

press to zoom
Eu, tia Lucia e Marcos.
Eu, tia Lucia e Marcos.

Eu, tia Lucia e Marcos na premiação do Lions Club.

press to zoom
Últimas publicações

Título: The concept of Interaction Design under review: literature review and interviews with qualified informants.

Autor: Eduardo Ariel de Souza Teixeira - TEIXEIRA, E. A. S. .
Ano: 2021

Congresso: Design Culture(S) | Roma 2020 Cumulus Conference, Sapienza University of Rome.

Título: Art, Design, and Mathematics: Software programming as artifice in the creative process.

Autores: Eduardo Ariel de Souza Teixeira - TEIXEIRA, E. A. S. .; Carlos de Oliveira Junior - JUNIOR, C. O.
Ano: 2021

Congresso: Design Culture(S) | Roma 2020 Cumulus Conference, Sapienza University of Rome.

Título: Interaction design for the development of an approach between product brands and digital influencers.

Autores: Eduardo Ariel de Souza Teixeira - TEIXEIRA, E. A. S. ; PAULA, H. R., Helena de Paula Rodrigues.
Ano: 2019

Congresso: 16th International Conference of the Society for Global Business & Economic Development (SGBED). São Paulo, 2019. v. 1. p. 3.1.2-3.2.2

Título: Student-centered education and the educational experience.

Autores: Eduardo Ariel de Souza Teixeira - TEIXEIRA, E. A. S. ; BORDIM, L. E., Luiz Eduardo Bordim.
Ano: 2019

Congresso: 16th International Conference of the Society for Global Business & Economic Development (SGBED). São Paulo, 2019. p. 1-1319

Título: The influence of child advertising on the construction of stereotypes of Gender. 

Autores: Eduardo Ariel de Souza Teixeira - TEIXEIRA, E. A. S. ; NOBREGA, A. C., Ana Carolina de Nobrega.
Ano: 2019

Congresso: 16th International Conference of the Society for Global Business & Economic Development (SGBED). São Paulo, 2019. v. 1. p. 3.1.2-3.2.2