Restauro importante de obra de Mariano Barbasán

Atualizado: 6 de jan.

"Las noches de Walpurgis"

Dimensões:4 x 2 metros.

Trabalho de Mariano Barbasán que adentrou no atelier de Marcus André Teixeira . Decerto, foi uma das obra mais importantes recebidas pelo restaurador.


Imagem: Restaurador com o trabalho "Las noches de Walpurgis" de Mariano Barbasán. Foto: Rodrigo Molina.



Noite de Santa Valburga ou Santa Valpurga

Fonte: Wikipedia

É uma festa tradicional cristã cujas origens remontam em parte ao paganismo, celebrada na noite de 30 de abril para 1 de maio. Hoje em dia é celebrada igualmente quer por comunidades cristãs quer por não cristãs, em diversos países do norte e centro da Europa. Em alemão, principalmente na região da Baviera, é também chamada de Hexennächt  - "Noite das Bruxas".


Na maioria dos países esta festividade é celebrada em honra de santa Valburga, abadessa anglo-saxã de Heidenheim na Baviera, nascida no Devonshire, Inglaterra, no século VIII. No entanto, devido ao facto de esta noite estar associada, desde tempos imemoriais, com diversos ritos pagãos associados à celebração da chegada da Primavera, as duas celebrações ter-se-ão com o tempo confundido, dando assim origem à moderna festividade que nos dias de hoje se celebra nesta noite.


Durante os festejos é costume fazerem-se grandes fogueiras de modo a afugentar espíritos malignos e almas penadas, os quais segundo a crença popular, vagueiam nesta altura por entre os vivos.


Em muitos países, esta noite está igualmente associada com grandes celebrações estudantis, que marcam o final de ano lectivo.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo